domingo, outubro 02, 2005

POESIARTE EM FOCO DE NELITA TEIXEIRA


A poesiarte apresenta: Nelita Teixeira. Poeta cabo-friense.

Vejamos um de seus poemas:


"A Chaminé"

Região de muita terra!
Um rio, montanhas e prados.
Aqui viviam dois povos,
Os puris e os coroados.
Nesta imensa região,
Outrora "Sertão Bravio",
Depois mui ricas fazendas,
de café era o plantio.
O gado e as plantações,
O progresso ia chegando.
O engenho de açúcar
A minha gente empregando.
Quando eu fui construída,
Em mil novecentos e três,
Fui orgulho do meu povo,
Como hoje, de vocês
Assisti toda mudança.
As ruas sendo calçadas,
Luz elétrica chegando,
Nas casas, água encanada.
E o movimento aumentando.
Máquina pra todo lado.
Mineiros e nordestinos,
Trabalho tinham um bocado!
Perguntei: que será isso?
Que reboliço, afinal!
O progresso ali estava:
Siderúrgica Nacional.
Tudo foi sendo mudado.
Nem gado e nem café.
Muita coisa derrubada,
Só eu continuo em pé!
E o povo participando
Com muita animação.
Por causa da CSN,
veio a emancipação!
Quem mais marcou seu progresso
Foram os trabalhadores.
Operários conscientes
De direitos e deveres
Eles fizeram a história
Sou testemunha e dou fé.
Quem lhes fala esta verdade,
É o marco histórico: a Chaminé.


(Poeta Nelita Teixeira)

Nenhum comentário: