sábado, novembro 19, 2005

POESIARTE DE AYRTON CHRISTÓVAM (TONGA)


A poesiarte apresenta: Ayrton Christóvam dos Santos. Conhecido por Tonga. Poeta.

Vejamos a poesia ganhadora do concurso Teixeira e Souza de 1994 de sua autoria:


"Reminiscência"


Já disseram que o passado
É um livro amarelado
Guardado dentro da gente.
Se a saudade ou nostalgia
Nos assola certo dia
Ele se torna presente...

Comigo foi bem assim:
Eu senti nascer em mim
Algo obscuro, velado...
Logo, o espinho da saudade
Fez lembrar-me a mocidade
E mergulhei no passado...

Guardo tão bem na memória
Mamãe me contando a história
De Aladim e Ali-Babá;
Ou de crendice inocente,
Metendo medo na gente:
Lobisomem, boitatá...

Lembro com grande emoção
Da Primeira Comunhão,
Quando sete anos eu tinha,
As aulas de Catecismo
Dadas com preciosismo
Por dona Mariazinha...

Lembro do Grupo Escolar
Aonde eu ia estudar
Toda manhã, bem cedinho...
Na frente tinha um jardim
E um belo pé de jasmim
No quintal, junto ao moinho.

Recordo da professora
Maria Auxiliadora,
Iniciante a carreira...
Velhas Mestras, quanta história:
Dona Ismar da Glória
E dona Amélia Ferreira.

Nesse tempo o Carnaval
Era uma festa colossal.
Como é bom ser relembrado
O ritmo e a melodia
De Escolas:"Paz e Harmonia",
"Racordação do Passado".

Quantos bons carnavalescos.
Que críticos pitorescos:
Chico de Gina, Espingarda...
E o Bloco dos Tubarões,
Com Mureb e os foliões,
Só gente da Velha Guarda.

Os mascarados bizarros,
Os Corsos com muitos carros,
Até Rei Momo e Rainha.
O Bloco de Zé Barbosa
Cantava coisa mimosa,
E vinha lá da Abissínia.

Lembro a festa da Padroeira...
Também a semana inteira
Só de comemoração.
Era uma festa de vulto,
Onde se rendia o culto
À Senhora da Assunção.

Festa do Morro da Guia...
Meu Deus, como gostaria
Que não tivesse acabado.
Lembro a estreita passarela
Que conduzia à Capela
Pelo Morro embandeirado.

Ah, Cabo Frio querida
Onde gozei minha vida
Em tempos que estão atrás...
Hoje és "Noiva do Progresso"
E eu na lembrança regresso
Aos tempos que não vêm mais.


(Poeta Tonga)

Nenhum comentário: