segunda-feira, julho 19, 2010

ENTREVISTA COM CHIQUINHO DA EDUCAÇÃO


*Nome: Francisco Carlos Fernandes Ribeiro conhecido como "Chiquinho da Educação".
*Natural de Vassouras-RJ.
*Nascido em 17 de novembro de 1958.
*Cidade que representa: Araruama-RJ.
*Atividades: Empresário e político.


O prefeito que revolucionou a Educação em Araruama, 
recebendo a Medalha Tiradentes-27.11.06 na ALERJ.


- Vejamos a entrevista feita por Rodrigo Poeta ao ex-prefeito de Chiquinho da Educação da cidade de Araruama/RJ:

1. Como você analisa a Lei  Ficha Limpa?

*Chiquinho da Educação: A Lei Ficha Limpa é um dos grandes momentos da Democracia, proporcionando aos cidadãos as informações e elementos necessários para indicar o caminho que querem para o país nos quatro anos seguintes.
Ficha Limpa representa a política em seu estado mais puro e genuíno. O Projeto é um grande avanço para a ética e a cidadania.
É o início de um processo, outros projetos de Lei surgirão, indicativo de que a ética vem se incorporando à cidadania brasileira.

2. Existe esperança para a Laguna  de Araruama?

*Chiquinho da Educação: A recuperação ambiental da Lagoa de Araruama,é um processo de médio e longo prazo, desde a criação do CILSJ em dezembro de 1999, a recuperação ambiental  da Lagoa de Araruama é um assunto prioritário na pauta das reuniões da Plenária de ONG's e do Grupo Executivo da Lagoa de Araruama.
E desde esta época o CILSJ tem realizado projetos e atividades neste campo. Todavia, a solução não é simples, mas pequenos e decisivos passos são dados mês a mês para que possamos ver, numa data bem próxima, a Lagoa de Araruama em melhores condições ambientais.
A fim de  deixar a população mais informada sobre o que tem sido feito para o alcance deste objetivo,o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, criou resumo que informa o andamento de cada ação que esta sendo realizada.Vale a pena conferir.
 Segue o endereço para consulta: http://www.lagossaojoao.org.br/
  
3. O que está acontecendo com Araruama?

*Chiquinho da Educação: Em minha opinião está sem perspectiva. Paralisada em todos os aspectos.
Uma gestão sem visão, sem ação, não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo, mas, uma visão com ação pode mudar o mundo. Isso nós não estamos vendo literalmente nessa Gestão.
Não se deram conta ainda que  estamos de todas as formas numa verdadeira mutação do homem e do planeta, que se potencializa  a cada dia.Nada a fazer é uma verdadeira falta de responsabilidade com à Sociedade em geral.

4. Você se considera um dos melhores prefeitos que Araruama já teve?Explique.

*Chiquinho da Educação: Sim, porque comemorei a cada ano, com grandes realizações em prol de uma sociedade com justiça social e políticas públicas estruturantes.
Dinamismo, seriedade, responsabilidade e uma administração comprometida com as aspirações dos araruamenses, pautaram os nossos ideais com muita transparência.
Resgatei a auto-estima, a dignidade, a esperança e principalmente, o amor por essa terra, que foi extirpado do coração de nossa gente. 
Eu, depositei todo o meu amor nesta cidade, onde compartilhei meus sonhos, ofertando a cada cidadão todas as minhas aspirações e desejos voltados unicamente para o seu bem estar. Viramos referência nacional em Educação séria, fazendo da Escola a nossa maior vitória. Alteramos a rotina dos espaços físicos e provamos que a escola poderia se mais que um local de aprendizagem obrigatória. Escolas cidadãs, escolas de excelência, escola de tempo integral, suítes educacionais, internet banda larga, bibliotecas virtuais 24h, corpo são e mente sã, através do esporte, lazer e arte, resgate da história da Cultura. 
Um novo dicionário foi escrito por profissionais comprometidos com a vida e a educação em 53 novas unidades de ensino pautadas pelo amor e principalmente comprometidas com a evolução do povo.
Justiça seja feita: Araruama foi vista revista e repensada desde as áreas rurais mais distantes até o seu centro de decisões.
Uma nova e bela Araruama surgiu imponente, imperial, com orlas e praças revigoradas, uma cidade feliz renasceu, com centros culturais, áreas de lazer, monumentos de respeito e fé. Uma cidade sadia, bem estruturada, ordeira, onde o ser humano é colocado em primeiro lugar. Portanto, me sinto realizado e com a sensação do dever cumprido.

 5. Como você analisa o papel da imprensa na Região?

*Chiquinho da Educação: A mídia impressa goza de um maior grau de liberdade por ser iniciativa totalmente privada, independente de concessões públicas, portanto a imprensa deve valorizar essa independência fazendo um trabalho diferenciado e comprometido com a Sociedade, na construção da cidadania.
 O uso das mídias; impressa, áudio-visual e sonora, trabalhadas de forma integrada, vêem nortear a inserção dos envolvidos, quaisquer que sejam.
As mídias surgem como mediadoras, assumindo papel de informação e comunicação. Sua contribuição é relevante a ponto de proporcionar uma inter-relação necessária para formação de uma visão holística da presente problemática. As diversidades que aparecerão promoverá uma percepção além do que nos é imposto. Essa é uma perspectiva real, agregando valor ao papel da imprensa.

6. De que forma a Região pode crescer economicamente não sendo só através do Turismo?

*Chiquinho da Educação: A forma de a Região crescer é realmente ter um Gestor que possua habilidades de líder consciente e criativo, que pense no hoje e prepare o futuro. Importante que as políticas públicas sejam interligadas e em harmonia, para que se obtenha crescimento significativo da sociedade e do homem. Desta forma assistiremos e nos beneficiaremos de uma sociedade digna e justa. Portanto, com essa perspectiva, conseqüentemente teremos o Turismo, como instrumento a mais de valorização da nossa região. Nos dias atuais nada deve ser isolado, mas ao contrário sistêmico e abrangente.

7. Educação e Cultura são duas palavras que andam juntas o que falta para isso se concretizar em nossa Região?

*Chiquinho da Educação: Educação e Cultura caminham juntas e se completam, por isso em minha gestão unifiquei as duas porque não as vejo em separado. Elas precisam estar conectadas num conceito amplo de educação do ser humano.
O homem é pura consciência, é a única consciência, o homem é sujeito, é o derradeiro sujeito, o homem é sujeito pensante, cognoscitivo ativo, todo o resto é objeto – de conhecimento, de ação, de produção.
A presente realidade gera várias reflexões e uma resignificação de valores culturais e sociais. E como já é sabida, a escola, enquanto espaço educacional tem um papel fundamental em fazer entender o atual cenário mundial, em particular, a globalização.
Sua contribuição surge com uma reflexão-crítica sobre tal problemática, fomentando uma discussão sobre a formação de cidadãos, realidade essa difícil a ser encarada, ou seja, a universalização que não acontece de forma que possa incluir nações em questões de igualdades, em que as diversidades existentes devam existir, porém, sendo respeitadas.

8. Deixe uma mensagem para a prosperidade.

*Chiquinho da Educação: "Um país só se tornará sólido, quando seus cidadãos tiverem pleno acesso às letras." "Educação espinha dorsal de transformação de uma sociedade." 
(Chiquinho da Educação) 

Caro Rodrigo Poeta,espero atendido as suas expectativas.
Abraço.
Chiquinho da Educação

Nenhum comentário: