terça-feira, outubro 25, 2011

POESIA NA ESCOLA! - PARTE 01




Escravidão

Dizem que o negro
é bom para escravizar
Mas o negro é capaz de lutar
Com garra se defender
Com fé acreditar.

Ele é visto, diante da sociedade,
como ladrão, mas não é verdade.
O negro honesto, trabalhador
de origem simples e vencedor!
                       
Para ter algo
o negro corre atrás,
atrás dos sonhos
atrás de trabalho
atrás do seu valor.

Ser negro é ter cabeça erguida
é entender que dignidade
É conquista
E não deixar pessoas feridas!

 (Aluna: Guaciara)


Escola

Cheguei na escola
sentei na cadeira
lá comecei a conversar
falar só besteira...

A Matilde escutou
E uma ordem executou:
- Para de falar
se não embora vou te mandar!

Fiquei sem saber
o que fazer;
peguei um livro
e comecei a ler.

Aquele livro era muito legal
Li tudo até acabar
E aprendi ao professor respeitar
e tirar nota excepcional!

Escute essa lição
pra nunca ficar na mão:
Vá pra escola aprender
e no futuro
saber o que fazer!

(Aluno: Carlos Adriano)

Peça Teatral

O teatro é legal
coisa boa de se ver
lá tem gente bonita
e até artista de tv.

Você chega de mansinho
e tem que ficar bem quietinho
a campainha vai tocar
e a peça vai começar.

A peça começou
e a atriz logo falou
“Aqui você só vai rir
se não aguentar, pode sair”.

Eu gosto de teatro
porque lá não precisa gritar
quem em silêncio ficar
a história vai escutar.

A peça foi legal
mas não vou contar o final
se quiser ver
só entrando pra saber.

(Aluna: Nathália Ribeiro)


Proibido é bom?

Proibir é negar
negar é ajudar
para no futuro não se machucar !

Nós, jovens, achamos que proibido é gostoso
mas se for proibido, não entre nesse jogo
se é proibido há ali algum problema
e pode não valer à pena!

A proibição pode estar a seu favor
não use contra o seu humor
pois não é proibido amar,
proibido não é para machucar!

Tudo na vida pode ser proibido
tudo na vida pode ser negado.
Basta saber viver,
para o proibido entender! 

(Alunas: Fernanda Cardoso Jaccoud  e Aline Costa Pereira)


                                                               
ADOLE   SER

Na escola se aprende
se copia, se faz dever
com o ensino melhorado
para mim e pra você.

Tem o Dia do Adole Ser 
isso é a semana inteira
com eventos especiais
participa a turma inteira.

Mas também tem História
Matemática e Inglês
tem a Física do Marcus
e a Matilde, Português.

É um evento elegante
é  legal, e é maneiro
contagia nossa escola
e até o mundo inteiro!

(Aluno: Jan Carlos Continho)


Aviso

Na vida tudo vai passar
não importa o que vai chegar
o que hoje faz você sorrir
amanhã pode te destruir.

A novela é sempre a mesma?
O elenco pode mudar.

Para a vida alterar
basta você se encaixar.
Se não for pra ser feliz,
é melhor nem começar.

Drogas, brigas
ingratidão, bebidas,
decepção, fumo
deixam você sem rumo.

Mas isso tem tratamento
é demorado, é lento
a droga pode viciar
Repito: “É bom nem começar!”

(Alunas: Louise e  Ana Flávia)


Colar na Escola
                                                  

Fui na escola aprender
só que eu teria
que escrever...

Escrever eu não queria
porque conversar
era o que eu sabia.

Eu não queria estudar
e na hora da prova
eu só sabia colar.

Colar eu sabia
escrever que era bom
eu não queria.

E assim eu me ferrei
colei
mas não passei !

(Aluno: Juan Pablo Miranda)

*Poesias feitas pelo alunos do Colégio Estadual Professora Clarice Coelho Moreira Caldas de Araruama/RJ.
*Turma: 1001. *Ensino Médio.
*Professora organizadora: Matilde Nelsa S. Sá.
*Ano: 2011.
*Contribuição do poeta Lucio Sá da cidade de Araruama/RJ.

Nenhum comentário: