segunda-feira, abril 10, 2017

PERGUNTAS FEITAS POR RODRIGO POETA A GERALDO CARNEIRO

Geraldo Carneiro poeta e imortal da 
Academia Brasileira de Letras.


*Em 2007 numa comunidade do extinto orkut o poeta Geraldo Carneiro respondeu diversas perguntas na época intermediadas por sua assessora. Na época fiz duas perguntas ao poeta, que hoje é imortal da Academia Brasileira de Letras.

Vejamos as perguntas e respostas:

Rodrigo Poeta:

*Hoje na internet qualquer um se denomina poeta. Será que não existe mais uma crítica literária ou a poesia se tornou banal, qualquer um faz?

Geraldo Carneiro:

A internet tem sido uma ferramenta muito usada por escritores que não conseguem editar seus livros. Há uma profusão de sites, blogs e fóruns sempre revelando novos poetas. Isso de fato democratiza o acesso à publicação, mas por vezes causa a sensação de que tornar-se poeta hoje em dia é algo muito fácil, todo mundo pode.

Rodrigo Poeta:

*Você concorda com esse movimento de poesia pela internet? Você acompanha a circulação de poesia na internet? O que acha da qualidade desses poemas? Já descobriu algum poeta interessante na rede?

Geraldo Carneiro: 

É impossível acompanhar a difusão gigantesca de poemas na internet. Em qualquer época, é preciso haver instrumentos de seleção. O poeta Sebastião Uchoa Leite costumava dizer que a poesia é o luxo da linguagem. E esse luxo só acontece sob condições muito especiais de condensação. Mas já me deparei com alguns poemas notáveis na rede. Como todo meio de difusão, a internet vai acabar ajudando a selecionar os exemplares da excelência.


Nenhum comentário: